Termos e Condições

1. Introdução e âmbito de aplicação

A Yoojo é uma plataforma de rede dedicada aos serviços ao domicílio, que permite aos utilizadores publicar anúncios a solicitar serviços (denominados "Empregos") e aos prestadores de serviços oferecer os seus serviços. Os presentes Termos e Condições de Utilização aplicam-se a todos os utilizadores registados, quer sejam clientes ou prestadores de serviços, e regem a utilização da plataforma Yoojo.

Yoojo é uma marca comercial da Netdistrict, uma sociedade anónima registada no Registo de Genebra (Suíça) e com sede social em Chemin de Pré Fleuri 5, 1228 Plan-Les-Ouates.

2. Definições, funções, responsabilidades e limitações

2.1 Definições

2.2 Papel de Yoojo

Yoojo é uma plataforma de intermediação que facilita o contacto entre clientes e prestadores de serviços. A plataforma permite que os clientes publiquem anúncios de serviços e que os prestadores de serviços ofereçam os seus serviços. A Yoojo não desempenha qualquer papel na prestação do serviço ou no contrato entre o cliente e o prestador de serviços, que são os únicos responsáveis pelos seus compromissos.

2.3 Papéis não assumidos pela Yoojo

A Yoojo não desempenha qualquer papel para além do de um meio de publicidade na Internet e de pôr as partes em contacto umas com as outras, pelo que:

2.4 Responsabilidade do cliente

2.4.1

Os clientes são responsáveis por fornecer informações exactas e uma descrição pormenorizada dos serviços solicitados nos seus anúncios. Compromete-se a pagar ao prestador de serviços o serviço prestado em conformidade com as condições acordadas.

2.4.2

Os clientes reconhecem que são os únicos responsáveis por todo o conteúdo que incluem no Sítio (texto, fotografias, imagens, logótipos ou outro conteúdo).

2.4.3

Os clientes são responsáveis por efetuar todas as declarações necessárias aos organismos governamentais, de acordo com os termos da relação estabelecida com o prestador de serviços.

2.4.4

Em função dos dados fornecidos pelo cliente, a Yoojo pode propor um número de horas para efetuar o serviço. Esta duração recomendada é meramente indicativa. O Cliente é o único capaz de definir a duração para a qual deseja contratar o Prestador de Serviços.

2.5 Responsabilidades dos prestadores de serviços

2.5.1

Os prestadores devem provar que podem trabalhar regularmente no país onde prestam os seus serviços.

2.5.2

Os prestadores de serviços são responsáveis pela qualidade e pelo desempenho do serviço oferecido. São igualmente responsáveis pelo cumprimento dos seus compromissos para com os clientes.

2.6 Limitações

2.6.1 Serviços não elegíveis

A Yoojo é uma plataforma de serviços ao domicílio. A lista de serviços disponíveis na Plataforma pode ser alterada em qualquer altura, dependendo dos regulamentos locais e da capacidade dos membros para oferecer o serviço.

No entanto, sem que esta lista seja exaustiva, as seguintes actividades não são permitidas na plataforma:

2.6.2 Competências do fornecedor

3. Registo de membros

3.1 Elegibilidade

O registo no Sítio está aberto apenas a pessoas singulares que tenham atingido a maioridade ao abrigo da legislação em vigor no país onde o serviço é prestado e que gozem de plena capacidade jurídica.

A Yoojo reserva-se o direito de recusar o registo a qualquer indivíduo que não cumpra estes Termos e Condições ou a legislação em vigor.

3.2 Como registar-se

Para publicar um anúncio de emprego ou um Perfil de Fornecedor, todos os utilizadores da Internet devem registar-se no Sítio para se tornarem Membros. Para o efeito, podem:

3.3 Validade

Ao validar o seu registo, o internauta reconhece que preencheu o formulário de registo de forma verdadeira e tão exacta quanto possível, utilizando dados pessoais actuais. Se alguma das informações exigidas sofrer alterações ao longo do tempo, o Membro compromete-se a alterá-las no seu perfil o mais rapidamente possível.

4. Serviços e condições financeiras para os clientes

4.1 Tarifas dos serviços prestados pelos prestadores

Os prestadores de serviços são livres de fixar as suas tarifas horárias para cada serviço. Podem alterar as suas tarifas em qualquer altura, desde que estas sejam superiores à tarifa horária mínima definida por lei.

A aplicação fornece aos prestadores de serviços dados estatísticos sobre os preços praticados por categoria. Estes dados têm um carácter meramente informativo e não são obrigatórios.

4.2 Taxas de serviço da plataforma

A publicação de um anúncio de emprego na Plataforma é gratuita, mas a reserva de um prestador de serviços está sujeita a taxas de serviço.

O tipo de faturação, os preços e a duração são definidos em cada oferta e resumidos antes do final do processo de encomenda. O contrato de compra de produtos de serviço torna-se vinculativo quando se clica no botão correspondente para confirmar a encomenda.

A taxa de serviço é igual a 20% do montante da remuneração do prestador de serviços, com um mínimo de 5 euros, incluindo IVA, exceto para serviços de cuidados infantis e de cuidados de animais de estimação.

No caso de serviços de cuidados infantis ou de cuidados de animais de estimação, o pagamento ao Prestador de Serviços não é obrigatório através da plataforma; neste caso, cobramos apenas uma taxa fixa para conectá-lo ao Prestador.

Para cuidados infantis, a taxa fixa é de 9 Euros incluindo IVA.

Para cuidados de animais de estimação, a taxa fixa é de 12 Euros incluindo IVA.

A taxa de serviço confere ao cliente os seguintes direitos:

4.3 Programa de fidelização: "Yoojo VIP"

4.3.1 Inscrição

O programa de fidelidade "Yoojo VIP" é destinado aos Clientes.

A inscrição é efectiva a partir do momento em que tenham sido pagas, no mínimo, 6 prestações entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano em curso.

O programa de fidelização é pessoal e não pode ser transferido para outra pessoa.

O programa de fidelidade é válido até 31 de dezembro do ano seguinte e será renovado desde que os critérios de elegibilidade sejam respeitados.

4.3.2 Benefícios

O estatuto VIP confere ao Cliente benefícios que podem ser alterados em qualquer altura sem aviso prévio.

O programa atual oferece as seguintes vantagens:

4.4 Condições de pagamento

4.4.1 Pagamentos electrónicos

Os serviços de pagamento eletrónico para os serviços dos membros são fornecidos pela Mangopay, para a qual a Yoojo tem o estatuto de Agente da Instituição de Pagamento.

Ao utilizar o Sítio, os membros do Sítio aceitam os termos e condições gerais de utilização da plataforma Mangopay, que podem ser consultados no seguinte endereço: https://yoojo.com/Mangopay_Terms-EN.pdf

Ao permitir que a Yoojo efectue pagamentos através da Mangopay, concorda em fornecer à Yoojo informações precisas e completas sobre si e autoriza a Yoojo a partilhar estas informações, bem como informações sobre as transacções efectuadas através da solução de pagamento fornecida pela Mangopay.

4.5 Prova de pagamento

A prova da transação financeira resulta dos dados registados pelo organismo de pagamento em linha selecionado pela Yoojo. Os membros são convidados a conservar o bilhete eletrónico registado na sua conta para seu uso pessoal.

A faturação das taxas de serviço, as transacções entre membros e os certificados serão produzidos digitalmente; não haverá documentos em papel. Todos estes elementos, em função da atividade do utilizador, estarão acessíveis na plataforma.

Os recibos de transação resumem o serviço solicitado pelo cliente, o prestador de serviços em causa e o preço acordado.

5. Capa Yoojo

A Yoojo envida todos os esforços para que o pedido de serviços do Cliente seja satisfeito nas melhores condições possíveis.

5.1 Capa Yoojo básica

A Yoojo não pode ser responsabilizada por danos causados durante os Serviços. Dependendo da situação, caberá ao Cliente ou ao Prestador de Serviços ativar o seguro adequado.

No entanto, a fim de apoiar os seus membros e facilitar a resolução de litígios, a Yoojo pode oferecer uma indemnização aos Clientes até 250 euros por danos causados pelo Prestador de Serviços no âmbito de um pedido de serviço reservado e pago na Plataforma.

5.2 Capa Yoojo Plus

O Cliente pode subscrever um pacote Escort Plus. O preço deste serviço será calculado e claramente identificado no momento da reserva de acordo com os critérios do serviço.

A opção Plus permite aos clientes beneficiarem de um apoio prioritário do serviço de apoio ao cliente, de um acesso ao serviço de concierge para solicitar gratuitamente a intervenção de outro prestador de serviços e de uma substituição dos artigos danificados até ao limite de 1500 Eurs.

5.3 Condições para obter uma indemnização

Para ter direito a uma indemnização, o cliente deve provar que o prestador de serviços é o causador do dano e apresentar provas adequadas para avaliar o custo do dano, tais como uma fatura de compra ou um orçamento.

5.4 Exclusão

O roubo, a perda ou o desaparecimento de bens confiados à Yoojo não podem ser resolvidos pela Yoojo. Terão de ser intentadas acções judiciais junto das autoridades competentes.

6. Política de cancelamento

7. Reclamações e processo de resolução de litígios

No momento da reserva, a remuneração acordada entre as partes é depositada na carteira do cliente enquanto este não confirmar o pagamento ao prestador de serviços.

A Yoojo incentiva a resolução amigável de litígios entre clientes e fornecedores de serviços. Se não for possível chegar a um acordo, os utilizadores podem recorrer ao departamento de reclamações internas da Yoojo, enviando um pedido através do nosso portal de reclamações.

8. Serviços e condições financeiras dos prestadores de serviços

9. Exclusão ou retirada de um membro

9.1 Violação das condições gerais

Qualquer infração às presentes Condições Gerais por parte de um Membro pode levar à exclusão do Sítio.

9.2 Outros motivos de exclusão

De um modo geral, os Membros comprometem-se a abster-se de utilizar o Sítio para efeitos de:

9.3 Consequências da exclusão

Em caso de exclusão de um Membro, a Yoojo não poderá ser responsabilizada e todos os seus anúncios de emprego e/ou perfis de prestadores de serviços serão eliminados.

9.4 Supressão de uma conta por um membro

9.5 Inatividade

Se o membro estiver inativo durante 365 dias consecutivos, a conta será considerada abandonada e, consequentemente, será desactivada.

No final deste período de inatividade, a conta será considerada abandonada e, por conseguinte, eliminada de acordo com as mesmas regras definidas no parágrafo anterior. No entanto, o Cliente pode recuperar o saldo da Carteira, enviando um simples pedido por correio eletrónico para contact@yoojo.com, no prazo de 12 meses após a eliminação da conta.

10. Cláusula de verificação dos antecedentes do fornecedor

10.1 Controlo dos antecedentes dos prestadores de serviços

Para garantir a segurança e a confiança no seio da comunidade Yoojo, cada Prestador pode ser sujeito a um procedimento de verificação de antecedentes antes de se registar na Plataforma ou durante a sua utilização. Este procedimento, dentro dos limites das leis locais aplicáveis, pode incluir os seguintes elementos:

  1. Verificação da identidade: A Yoojo reserva-se o direito de confirmar a identidade do Fornecedor utilizando os documentos de identidade oficiais fornecidos pelo Fornecedor.
  2. Verificação do registo criminal: Na medida do permitido por lei, a Yoojo pode utilizar serviços especializados de terceiros para verificar se o Fornecedor não tem condenações criminais relevantes que possam comprometer a segurança dos Utilizadores.
  3. Qualificações profissionais e licenças: Os fornecedores são obrigados a fornecer as licenças, autorizações ou certificações necessárias para os serviços oferecidos através de Yoojo, de acordo com as leis locais. A Yoojo não verifica sistematicamente estes documentos, mas pode solicitar a sua apresentação como parte da verificação de antecedentes.

10.2 Consentimento do prestador de serviços

Ao registar-se na Yoojo, o Fornecedor consente nesta verificação de antecedentes e concorda que os seus dados podem ser transmitidos aos parceiros de verificação da Yoojo apenas com o objetivo de realizar esta verificação. As informações recolhidas como parte deste processo serão tratadas de acordo com a Política de Privacidade da Yoojo.

10.3 Limitação da responsabilidade

A Yoojo esforça-se por proporcionar um ambiente seguro através da realização de verificações, mas não garante a exatidão, integridade ou atualidade das informações obtidas através de verificações de antecedentes. A Yoojo não aceita qualquer responsabilidade por quaisquer deturpações ou erros nas informações fornecidas pelo fornecedor ou por serviços de terceiros.

11. Proteção de dados pessoais

De acordo com as leis de proteção de dados, a Yoojo compromete-se a proteger os dados pessoais dos utilizadores. Estes dados são recolhidos e tratados exclusivamente para efeitos de utilização da plataforma.

Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade.

12. Propriedade intelectual

12.1 Propriedade intelectual da Yoojo

A Yoojo detém os direitos de propriedade intelectual do Site considerado como suporte dos anúncios publicados pelos Membros (arquitetura do Site, organização das funcionalidades, ergonomia, funcionalidades do software, etc.). Qualquer reprodução dos elementos que constituem o Sítio sem a autorização prévia por escrito da Yoojo é suscetível de constituir uma infração e pode implicar a responsabilidade civil e/ou penal do seu autor.

12.2 Utilização de propriedade intelectual externa no sítio

Os Membros comprometem-se a não publicar no Sítio qualquer elemento (texto, fotografia, imagem, logótipo ou qualquer outra criação ou sinal sujeito a direitos de propriedade intelectual) sem o consentimento prévio por escrito do titular dos direitos.

Quando necessário, os Membros concedem à Yoojo uma licença para utilizar os direitos de propriedade intelectual associados ao conteúdo que podem inserir no Sítio. Esta licença mundial e durante a duração dos direitos em questão inclui, em particular, o direito de a Yoojo reproduzir, representar ou adaptar o referido conteúdo para permitir a sua apresentação óptima no Sítio (em particular no que diz respeito à sua carta gráfica e desempenho técnico).

13. Renúncia ao recurso

Os Membros da plataforma Yoojo (Clientes e Fornecedores) reconhecem expressamente que a Yoojo actua apenas como intermediário para facilitar o contacto entre os utilizadores. Ao utilizar a Plataforma, os Membros concordam em renunciar irrevogavelmente a qualquer recurso contra a Yoojo por:

  1. Danos relacionados com a prestação de serviços: Os Membros renunciam a qualquer direito de recurso contra a Yoojo por reclamações, perdas, custos ou danos de qualquer tipo resultantes direta ou indiretamente da prestação de serviços, incluindo, mas não se limitando a, danos materiais, lesões corporais ou perdas financeiras causadas pelo prestador de serviços ou ocorridas durante a prestação de serviços.
  2. Danos consequentes: A Yoojo não será responsável por qualquer perda consequente, perda de lucros, perda de dados, interrupção de negócios ou custos adicionais incorridos como resultado do uso ou incapacidade de usar a plataforma, inclusive em relação a disputas ou interrupções de serviço.
  3. Responsabilidade pelo contrato entre os membros: Uma vez que o cliente e o prestador de serviços são os únicos responsáveis pelos seus respectivos compromissos, não pode ser exercido qualquer recurso contra a Yoojo em caso de não execução, execução imperfeita ou qualquer litígio contratual entre os membros da plataforma.
  4. Seguro e cobertura: Nos casos em que é aplicada uma cobertura de garantia (como o programa Yoojo Cover), os montantes máximos de indemnização estão estritamente limitados aos montantes indicados na secção específica. Nenhum pedido de indemnização adicional pode ser dirigido à Yoojo fora destes limites.

Esta renúncia de recurso aplica-se na medida máxima permitida por lei. Se uma lei local obrigatória limitar esta renúncia, ela só será aplicada na medida do permitido.

14. Direito aplicável e jurisdição

As presentes Condições Gerais de Venda regem-se pela legislação suíça, com exclusão das regras ou princípios de conflito de leis ou do direito internacional privado. No entanto, se o utilizador residir num país que não a Suíça, as presentes Condições Gerais podem estar sujeitas às leis e regulamentos obrigatórios de proteção do consumidor em vigor no país de residência, que podem conferir-lhe direitos adicionais.

Qualquer desacordo, reclamação ou litígio decorrente das presentes Condições Gerais ou da sua adesão deve ser resolvido perante os tribunais competentes da Suíça, salvo disposição em contrário das leis obrigatórias de proteção do consumidor aplicáveis no seu país de residência.

A invalididade ou inaplicabilidade de certas disposições contratuais não afecta a validade das outras disposições contratuais. Neste caso, a disposição ineficaz ou inaplicável deve ser substituída pelas partes por uma nova disposição efectiva ou aplicável.